Dr. Tácito Augusto

O espessamento endometrial é uma alteração vista na ultrassonografia que nem sempre significa um risco á saúde da mulher.

Dr Tácito é referência na realização de histeroscopia para investigação de espessamento endometrial.

Nesse artigo Dr Tácito traz 6 perguntas e respostas sobre esse tema que assusta tanta gente.

espessamento endometrial

1 – O que significa ter um espessamento endometrial?

Quando você ler esse resultado em um exame de ultrassonografia não se assuste! A maioria dos casos não é digno de preocupação.

Esse termo significa que a camada que reveste o útero por dentro, chamada de endométrio, está com um valor acima do esperado. É aí que está o grande perigo!

Em pacientes que menstruam todos os meses, o valor máximo de medida do endométrio varia muito!!! É praticamente impossível dizer o que é alterado e o que é normal. Mas isso só vale se você menstrua todos os meses e não faz uso de nenhuma pílula anticoncepcional.

Já naquelas pacientes na MENOPAUSA existe um limite! Mulheres que apresentem um endométrio com espessura superior a 4 milímetros, realmente possuem um espessamento endometrial.

Nesses casos está indicada a realização de uma histeroscopia diagnóstica. Se você quer saber um pouco mais sobre esse exame não deixe de ler esse artigo: https://drtacito.com.br/histeroscopia-diagnostica-e-ambulatorial-o-que-voce-precisa-saber/.

2 – Quais os sintomas do espessamento endometrial?

A maioria das mulheres com espessamento endometrial não apresentam nenhum sintoma.

Em grande parte dos casos a mulher recebe esse diagnóstico após um exame de rotina. Sem relatar nenhum sintoma.

Porém, devemos ter uma atenção maior nas pacientes que estão na menopausa e apresentam algum sangramento! Nesses casos, caso seja realizada uma ultrassonografia e visto algum espessamento endometrial é necessário procurar um ginecologista.

Endométrio espessado em paciente jovem visto na histeroscopia

Dr Tácito possui amplo conhecimento e experiência no acompanhamento e tratamento de doenças do endométrio.

3 – O que causa o espessamento endometrial?

Precisamos separar as pacientes por idade!

Em pacientes jovens, as principais causas de espessamento são:

• Obesidade
  • Síndrome de ovários policísticos
  • Pólipos endometriais
  • Alterações das células do endométrio (hiperplasia, câncer de endométrio)

Já em pacientes que estão na menopausa, ou seja, que não menstruam mais, as principais causam são:

• Acúmulo de sangue devido ao útero estar extremamente ressecado por dentro (sangramento por atrofia)
  • Pólipos endometriais
  • Acúmulo de secreção dentro do útero
  • Uso de hormônios ou medicamentos para alívio dos sintomas da menopausa
  • Hiperplasia ou câncer de endométrio
espessamento endometrial
Histeroscopia em paciente na pós menopausa

4 – Quais os perigos?

Novamente precisamos avaliar as pacientes de acordo com a idade!

Em pacientes jovens que não apresentam nenhum tipo de sintoma, os riscos de encontrar um câncer são extremamente baixos! Sendo assim, devemos ficar atentos á presença de sangramentos diferentes dos normais ou caso essa paciente queira engravidar.

Nas pacientes que estão na menopausa, e que não apresentam nenhum sangramento, normalmente é encontrado um pólipo endometrial.

Se quiser saber um pouco mais sobre essa doença veja o artigo: https://drtacito.com.br/polipos-uterinos-tire-suas-duvidas/

Obviamente a grande preocupação é de ser um câncer!

Os estudos mais recentes mostram que o espessamento endometrial está mais relacionado ao câncer em mulheres que estão acima do peso e possuem espessamento maior que 10 milímetros.

Endométrio suspeito de hiperplasia na histeroscopia

5 – Isso pode atrapalhar a engravidar?

Em pacientes que estão tentando engravidar é necessário investigar esse tipo de alteração.

Importante dizer que o endométrio possui uma espessura característica para cada fase do mês. Sendo assim, é necessário que o médico tenha conhecimento sobre o funcionamento do endométrio para que não seja feito nenhum alarme desnecessário!

Podemos desconfiar que algo esteja crescendo junto ao endométrio, e isso pode sim atrapalhar uma gravidez.

A chance de encontrar um pólipo é grande! Principalmente nas mulheres que apresentam sangramentos intensos e por vários dias. Porém, algumas mulheres possuem pólipos e não apresentam alterações em sua menstruação.

Aquelas pacientes que possuem síndrome de ovários policísticos (SOP), essa alteração pode significar um endométrio doente. O excesso de hormônios presentes, alteram a formação e o crescimento desse endométrio, prejudicando assim a chance de engravidar.

Os principais fatores que podem atrapalhar uma gravidez na paciente jovem, que possui endométrio espessado são:

1. Ter síndrome de ovários policísticos
  2. Ter obesidade
  3. Ter diabetes
  4. Fazer uso de anabolizantes

6 – Como tratar?

Devemos encontrar a causa dessa alteração. Somente assim podemos iniciar o tratamento correto.

Independente da idade, na suspeita de alguma alteração devemos realizar um HISTEROSCOPIA DIAGNÓSTICA.

Somente ela poderá nos dar o diagnóstico definitivo!

A partir disso poderemos apenas acompanhar caso não tenha sido encontrada nenhuma alteração, fazer uso de medicamentos específicos (principalmente em pacientes jovens) ou realizar cirurgia para retirada de alguma lesão encontrada.

O procedimento cirúrgico normalmente realizado é a HISTEROSCOPIA CIRÚRGICA. Através de um procedimento minimamente invasivo, conseguimos tratar o útero sem a necessidade de retirada do órgão.

Saiba mais sobre a histeroscopia cirúrgica no artigo: https://drtacito.com.br/histeroscopia-cirurgica-tudo-que-voce-precisa-saber/

Se você recebeu esse diagnóstico e está com algum medo, não deixe de agendar sua avaliação com alguém que realmente poderá te ajudar!

Leia mais sobre esse tema em: https://www.febrasgo.org.br/media/k2/attachments/FEMINAZ1Z-ZAtualizada.pdf

18 respostas

1. Estou com espessamento endometrial e polipo no endometrio , já retirei uma vez por curetagem e voltou , ele está com 6.6 mm , gostaria de saber se preciso retirar novamente ou vou acompanhando, há seis meses atrás o polipo estava com 6.3 mm. Gostaria de saber se realizo a histeroscopia novamente.

1. Olá Magda! Não é indicada a retirada de pólipo por curetagem, pois é um procedimento “ás cegas” onde o médico não consegue ter a certeza que fez a retirada de todo o tecido. Provavelmente seu pólipo não foi removido nesse procedimento! Necessita sim fazer uma histeroscopia e retirar a doença durante a própria histeroscopia! Não adianta fazer a histeroscopia e em seguida uma curetagem… O procedimento correto é feito TOTALMENTE por histeroscopia.
      Espero que tenha esclarecido sua dúvida. Teremos prazer em ajuda-lá caso tenha interesse!

1. Olá Gilberto! Importante lembrar que o exame padrão ouro no diagnóstico de espessamentos endometriais é a histeroscopia, e não a ultrassonograifa transvaginal. É fundamental que a paciente seja avaliada dessa maneira, realizando o procedimento histeroscópico com uma grande possibilidade de resolução em ambiente ambulatorial, sem a necessidade anestesia, de dilatação do colo ou uso de ressecotoscópio.

2. Tenho uma dúvida sobre a nestesia para a histeroscopia cirurgia porque não gostaria de dormir durante o exame

1. Olá Fátima! Não é necessário que a senhora durma durante a cirurgia! Tudo isso pode ser conversado com antecedência com o médico e deixar claro sua intenção… Nesses casos pode ser realizada raquianestesia e a senhora permanecer completamente acordada!

3. Já estou na menopausa e tive um sangramento.No ultrasson deu a presenta de pólipo e adenomiose,a ginecologiata solicitou a histeroscopia com biopsia,o resultado da biopsia simples,polipectomia endometrial foi ,não há sinais de atipia,hiperplasia,lesão pré cancerosa ou malignidade,estou aguardando a biopsia realizada no endométrio,ainda pode dar resultado malignidade.A biopsia do endometrio pode ser diferente do pólipo?

4. Boa tarde Dr. Tácito,
    Ótimo conteúdo!
    É normal a reincidência de espessamento endometrial (na menopausa), mesmo após duas histeroscopias (o achado foi secreção)?

1. Olá Thaís! Obrigado!
      A principal causa para isso acontecer seria um estreitamento do colo, fazendo com que o útero frequentemente acumule secreção. Em casos de recidiva do espessamento e Histeroscopia normal, indicamos o acompanhamento ultrassonográfico de rotina e repetir Histeroscopia apenas se houver sangramento ou o espessamento passar de 11mm.
      Espero que tenha sanado sua dúvida! Qualquer coisa estou á disposição.

5. Boa tarde Dr Tácito!
    Fiz uma ultrassonografia transvaginal de rotina na qual o diagnóstico é espessamento endometrial focal, 13mm.Tenho 43 anos, não faço uso de nenhum hormônio por ter tido tromboflebite. Meu último dia de menstruação foi dia 07/06 (iniciou no dia 30/05) e a ultrassonografia foi realizada dia 14/06. Minha menstruação é um ciclo a menor, cada 20 dias, muito forte, com muitas dores durante 8 dias.
    Gostaria de saber sua opinião.

1. Olá Vanessa!
      Pela sua descrição de espessamento focal ao ultrassom e relato de sangramento aumentado, seria interessante investigar um pouco melhor esse útero através da histeroscopia. Somente assim poderemos tirar a dúvida sobre o que é essa alteração do ultrassom e se existe alguma outra causa para voce sangrar tanto (Por exemplo um pólipo endometrial ou uma hiperplasia de endométrio).
      A dores intensas tambem devem ser investigadas pois sentir cóilicas incapacitantes não é normal!! Temos que lembrar de adenomiose ou endometriose.
      Qualquer coisa estou á disposição!

1. Olá Helena!
      A senhora precisa passar por uma avaliação e possivelmente realizar uma histeroscopia diagnóstica para descobrir o que está fazendo seu endométrio espessar.
      Realizamos o exame no consultório mesmo, com o instrumental mais moderno que existe.
      Estamos á disposição para ajuda-lá!

6. Bom dia. Usei Anastrozol até fevereiro desse ano e não menstruava. Tenho 49 anos, 4 meses sem usar anastrozol, meu endométrio está espessado, 10,9 mm e estou com sangramento a 2 dias. O quê pode ser?

1. Olá Adriana!
      É comum pacientes que usam anastrozol pararem de menstruar. Após a interrupção do medicamento podem retornar os sangramentos. É necessário passar por uma avaliação hormonal e checar o seu ultrassom! Uma Histeroscopia pode ser útil para tirar as dúvidas em caso de suspeita de alteração do seu endométrio!

Á disposição,