O espessamento endometrial é uma alteração vista na ultrassonografia que nem sempre significa um risco á saúde da mulher.
Dr Tácito é referência na realização de histeroscopia para investigação de espessamento endometrial.
Nesse artigo Dr Tácito traz 6 perguntas e respostas sobre esse tema que assusta tanta gente.
1 – O que significa ter um espessamento endometrial?
Quando você ler esse resultado em um exame de ultrassonografia não se assuste! A maioria dos casos não é digno de preocupação.
Esse termo significa que a camada que reveste o útero por dentro, chamada de endométrio, está com um valor acima do esperado. É aí que está o grande perigo!
Em pacientes que menstruam todos os meses, o valor máximo de medida do endométrio varia muito!!! É praticamente impossível dizer o que é alterado e o que é normal. Mas isso só vale se você menstrua todos os meses e não faz uso de nenhuma pílula anticoncepcional.
Já naquelas pacientes na MENOPAUSA existe um limite! Mulheres que apresentem um endométrio com espessura superior a 4 milímetros, realmente possuem um espessamento endometrial.
Nesses casos está indicada a realização de uma histeroscopia diagnóstica. Se você quer saber um pouco mais sobre esse exame não deixe de ler esse artigo: https://drtacito.com.br/histeroscopia-diagnostica-e-ambulatorial-o-que-voce-precisa-saber/.
2 – Quais os sintomas do espessamento endometrial?
A maioria das mulheres com espessamento endometrial não apresentam nenhum sintoma.
Em grande parte dos casos a mulher recebe esse diagnóstico após um exame de rotina. Sem relatar nenhum sintoma.
Porém, devemos ter uma atenção maior nas pacientes que estão na menopausa e apresentam algum sangramento! Nesses casos, caso seja realizada uma ultrassonografia e visto algum espessamento endometrial é necessário procurar um ginecologista.
Dr Tácito possui amplo conhecimento e experiência no acompanhamento e tratamento de doenças do endométrio.
3 – O que causa o espessamento endometrial?
Precisamos separar as pacientes por idade!
Em pacientes jovens, as principais causas de espessamento são:
- Obesidade
- Síndrome de ovários policísticos
- Pólipos endometriais
- Alterações das células do endométrio (hiperplasia, câncer de endométrio)
Já em pacientes que estão na menopausa, ou seja, que não menstruam mais, as principais causam são:
- Acúmulo de sangue devido ao útero estar extremamente ressecado por dentro (sangramento por atrofia)
- Pólipos endometriais
- Acúmulo de secreção dentro do útero
- Uso de hormônios ou medicamentos para alívio dos sintomas da menopausa
- Hiperplasia ou câncer de endométrio
4 – Quais os perigos?
Novamente precisamos avaliar as pacientes de acordo com a idade!
Em pacientes jovens que não apresentam nenhum tipo de sintoma, os riscos de encontrar um câncer são extremamente baixos! Sendo assim, devemos ficar atentos á presença de sangramentos diferentes dos normais ou caso essa paciente queira engravidar.
Nas pacientes que estão na menopausa, e que não apresentam nenhum sangramento, normalmente é encontrado um pólipo endometrial.
Se quiser saber um pouco mais sobre essa doença veja o artigo: https://drtacito.com.br/polipos-uterinos-tire-suas-duvidas/
Obviamente a grande preocupação é de ser um câncer!
Os estudos mais recentes mostram que o espessamento endometrial está mais relacionado ao câncer em mulheres que estão acima do peso e possuem espessamento maior que 10 milímetros.
5 – Isso pode atrapalhar a engravidar?
Em pacientes que estão tentando engravidar é necessário investigar esse tipo de alteração.
Importante dizer que o endométrio possui uma espessura característica para cada fase do mês. Sendo assim, é necessário que o médico tenha conhecimento sobre o funcionamento do endométrio para que não seja feito nenhum alarme desnecessário!
Podemos desconfiar que algo esteja crescendo junto ao endométrio, e isso pode sim atrapalhar uma gravidez.
A chance de encontrar um pólipo é grande! Principalmente nas mulheres que apresentam sangramentos intensos e por vários dias. Porém, algumas mulheres possuem pólipos e não apresentam alterações em sua menstruação.
Aquelas pacientes que possuem síndrome de ovários policísticos (SOP), essa alteração pode significar um endométrio doente. O excesso de hormônios presentes, alteram a formação e o crescimento desse endométrio, prejudicando assim a chance de engravidar.
Os principais fatores que podem atrapalhar uma gravidez na paciente jovem, que possui endométrio espessado são:
- Ter síndrome de ovários policísticos
- Ter obesidade
- Ter diabetes
- Fazer uso de anabolizantes
6 – Como tratar?
Devemos encontrar a causa dessa alteração. Somente assim podemos iniciar o tratamento correto.
Independente da idade, na suspeita de alguma alteração devemos realizar um HISTEROSCOPIA DIAGNÓSTICA.
Somente ela poderá nos dar o diagnóstico definitivo!
A partir disso poderemos apenas acompanhar caso não tenha sido encontrada nenhuma alteração, fazer uso de medicamentos específicos (principalmente em pacientes jovens) ou realizar cirurgia para retirada de alguma lesão encontrada.
O procedimento cirúrgico normalmente realizado é a HISTEROSCOPIA CIRÚRGICA. Através de um procedimento minimamente invasivo, conseguimos tratar o útero sem a necessidade de retirada do órgão.
Saiba mais sobre a histeroscopia cirúrgica no artigo: https://drtacito.com.br/histeroscopia-cirurgica-tudo-que-voce-precisa-saber/
Se você recebeu esse diagnóstico e está com algum medo, não deixe de agendar sua avaliação com alguém que realmente poderá te ajudar!
Leia mais sobre esse tema em: https://www.febrasgo.org.br/media/k2/attachments/FEMINAZ1Z-ZAtualizada.pdf
Estou com espessamento endometrial e polipo no endometrio , já retirei uma vez por curetagem e voltou , ele está com 6.6 mm , gostaria de saber se preciso retirar novamente ou vou acompanhando, há seis meses atrás o polipo estava com 6.3 mm. Gostaria de saber se realizo a histeroscopia novamente.
Olá Magda! Não é indicada a retirada de pólipo por curetagem, pois é um procedimento “ás cegas” onde o médico não consegue ter a certeza que fez a retirada de todo o tecido. Provavelmente seu pólipo não foi removido nesse procedimento! Necessita sim fazer uma histeroscopia e retirar a doença durante a própria histeroscopia! Não adianta fazer a histeroscopia e em seguida uma curetagem… O procedimento correto é feito TOTALMENTE por histeroscopia.
Espero que tenha esclarecido sua dúvida. Teremos prazer em ajuda-lá caso tenha interesse!
Achei muito interessante e muito objetivo, a conduta no espesssento endométrial revelado pela USG Transvaginal, seguida de histeroscopia cirúrgica, fins nortear com êxito o procedimento.
Olá Gilberto! Importante lembrar que o exame padrão ouro no diagnóstico de espessamentos endometriais é a histeroscopia, e não a ultrassonograifa transvaginal. É fundamental que a paciente seja avaliada dessa maneira, realizando o procedimento histeroscópico com uma grande possibilidade de resolução em ambiente ambulatorial, sem a necessidade anestesia, de dilatação do colo ou uso de ressecotoscópio.
Tenho uma dúvida sobre a nestesia para a histeroscopia cirurgia porque não gostaria de dormir durante o exame
Olá Fátima! Caso não queira dormir durante o procedimento basta solicitar que seja feita raquianestesia. Isso pode sem problemas ser conversado com seu médico! 😉
Fiz a histeroscopia diagnóstico agora vou ter que realizara cirrugica gostariade sabe sobrea anestesia porque não gostaria de realizara cirrugica dormindo
Olá Fátima! Não é necessário que a senhora durma durante a cirurgia! Tudo isso pode ser conversado com antecedência com o médico e deixar claro sua intenção… Nesses casos pode ser realizada raquianestesia e a senhora permanecer completamente acordada!
Já estou na menopausa e tive um sangramento.No ultrasson deu a presenta de pólipo e adenomiose,a ginecologiata solicitou a histeroscopia com biopsia,o resultado da biopsia simples,polipectomia endometrial foi ,não há sinais de atipia,hiperplasia,lesão pré cancerosa ou malignidade,estou aguardando a biopsia realizada no endométrio,ainda pode dar resultado malignidade.A biopsia do endometrio pode ser diferente do pólipo?
Olá Palmira!
As biópsias podem sim vir com resultados diferentes. Lembrando que em casos de pólipos está indicada a remoção completa dele e não somente uma biópsia!
Boa tarde Dr. Tácito,
Ótimo conteúdo!
É normal a reincidência de espessamento endometrial (na menopausa), mesmo após duas histeroscopias (o achado foi secreção)?
Olá Thaís! Obrigado!
A principal causa para isso acontecer seria um estreitamento do colo, fazendo com que o útero frequentemente acumule secreção. Em casos de recidiva do espessamento e Histeroscopia normal, indicamos o acompanhamento ultrassonográfico de rotina e repetir Histeroscopia apenas se houver sangramento ou o espessamento passar de 11mm.
Espero que tenha sanado sua dúvida! Qualquer coisa estou á disposição.
Boa tarde Dr Tácito!
Fiz uma ultrassonografia transvaginal de rotina na qual o diagnóstico é espessamento endometrial focal, 13mm.Tenho 43 anos, não faço uso de nenhum hormônio por ter tido tromboflebite. Meu último dia de menstruação foi dia 07/06 (iniciou no dia 30/05) e a ultrassonografia foi realizada dia 14/06. Minha menstruação é um ciclo a menor, cada 20 dias, muito forte, com muitas dores durante 8 dias.
Gostaria de saber sua opinião.
Olá Vanessa!
Pela sua descrição de espessamento focal ao ultrassom e relato de sangramento aumentado, seria interessante investigar um pouco melhor esse útero através da histeroscopia. Somente assim poderemos tirar a dúvida sobre o que é essa alteração do ultrassom e se existe alguma outra causa para voce sangrar tanto (Por exemplo um pólipo endometrial ou uma hiperplasia de endométrio).
A dores intensas tambem devem ser investigadas pois sentir cóilicas incapacitantes não é normal!! Temos que lembrar de adenomiose ou endometriose.
Qualquer coisa estou á disposição!
tenho 56 anos estou na menopausa e tenho espessamento do endometrio de 9.3
Olá Helena!
A senhora precisa passar por uma avaliação e possivelmente realizar uma histeroscopia diagnóstica para descobrir o que está fazendo seu endométrio espessar.
Realizamos o exame no consultório mesmo, com o instrumental mais moderno que existe.
Estamos á disposição para ajuda-lá!
Bom dia. Usei Anastrozol até fevereiro desse ano e não menstruava. Tenho 49 anos, 4 meses sem usar anastrozol, meu endométrio está espessado, 10,9 mm e estou com sangramento a 2 dias. O quê pode ser?
Olá Adriana!
É comum pacientes que usam anastrozol pararem de menstruar. Após a interrupção do medicamento podem retornar os sangramentos. É necessário passar por uma avaliação hormonal e checar o seu ultrassom! Uma Histeroscopia pode ser útil para tirar as dúvidas em caso de suspeita de alteração do seu endométrio!
Á disposição,
Prezado Dr Tácito
20 anos atrás passei pir histerioscopia cirúrgica, no exame ultrassonografia meu utero expressava 7 mm e tinha 2 pólipos e foram retirados.
Hj com 64 anos meu ultero está espessamento novamente 7mm.
Fui fz histerioscopia diagnostica e não foi possível, devido ao útero estar fechado, a dor foi grande ao tentar entrar, pois, o médico suspendeu a histerioscopia e pediu com sedação.
Não sinto nada de dor e não tive nenhum sangramento, estou nenopausada, pq o útero fechou-se completamente após menopausa?
Qual seria possível causa do espessamento, uma vez que não menstruo?
Grata/Sue/SP
Olá Sue,
Após a menopausa é comum o útero sofrer um processo de atrofia devido a falta de hormonios. Assim como ele diminui de tamanho, o colo do útero pode se fechar.
O espessamento pode ser devido a diversas causas! Tenho um artigo completo aqui no meu site falando sobre isso! Dá uma lida lá que vai te esclarecer muitas coisas.
Estou á disposição caso queira agendar uma avaliação ou realizar a histeroscopia com sedação. Nossa equipe está pronta para te passar as informações!
Dr Tácito, tenho 31 anos e sou obesa, devido a isso não ovulo regularmente e, às vezes, passo alguns meses sem menstruar. Em março sangrei muito, com muita dor, provavelmente por causa de um espessamento do endométrio, e após o sangramento parar, fiz uma transvaginal e o endométrio afinou pra O,8mm. Passados 7 meses sem menstruar, apenas alguns escapes de sangue, fiz o exame novamente e o endométrio voltou a espessar, agora com 21,8mm. Tô tomando Provera pra descer, e os níveis de estradiol e FSH deram normais no exame de sangue. Será que isso é devido ao estímulo de estrogênio por causa da obesidade?
Olá Nayara! Seu raciocínio é 100% correto! Estar acima do peso é o principal fator de risco para doenças do endométrio,assim como síndrome de ovários policísticos. A dosagem de FSH e estradiol em níveis normais não são significativos. O problema é que devido à falta de ovulação e consequentemente de progesterona, seu útero fica sendo estimulado constantemente pelo estrogêni, fazendo com que vc tenha alguns episódios intensos de sangramento.
O provera está “controlando” o sintoma, mas o principal tratamento é a mudança de estilo de vida e perda de peso!
Qualquer coisa estou a disposição!
Boa sorte! 🍀
Boa tarde, Dr.
Tenho 45 anos e em uso do tamoxifemo há 5 anos. Na última USG apontou espessamento do endométrio, 1,2 cm. A médica pediu para repetir o exame, o que farei ainda esse mês. Poderia me dizer se está fora do espessamento normal e se eu poderia retirar o útero para evitar algo mais sério no futuro?
Boa tarde Patrícia!
A grande maioria das usuárias de tamoxifeno irão espessar o endométrio, mas a literatura recomenda investigação naquelas que apresentam sangramento ou que possuem fatores de risco (obesidade por exemplo). O valor de 1,2cm é considerado espessado independente do uso do medicamento ou não, mas temos que individualizar cada caso.
A remoção do útero pode ser uma estratégia, mas não é necessária para todas! Você deve acreditar no tratamento proposto por sua médica e seguir acompanhando.
Estou a disposição para uma avaliação.
Boa tarde Dr.Tácito!
Tenho 51 anos , ainda menstruo , porém nos últimos meses aconteceu de demorar 2 meses para descer a menstruação que sempre foi muito intensa.Após passar por estresses fortes em relacionamento a menstruação veio e demorou uns 16 dias para cessar, busquei um médico , fiz transvaginal e deu espessamento endometrial de 17mm, agora preciso marcar com um especialista, ando assustada, novamente estou menstruada e a médica disse que se o sangramento voltasse a ser muito teria que tomar ácido tranexamico, já tomei muito este remédio e ando com medo de tomar novamente , estou tentando marcar ainda com o especialista , o duro que começo trabalhar na segunda, quem tem espessamento previsa fazer repouso, sei que terei que passar por uma histeroscopia segundo a médica, mas será que devo tomar o transamim? Insegura e assustada com isso.
Obrigada.
Olá Silvana! Infelizmente não posso indicar medicamentos por aqui, mas acho importante seguir as recomendações médicas.
Existem medicamentos que podem impedir o sangramento sim!
Agende uma avaliação online que consigo te ajudar!
Á disposição,